
O sargento Jorge Henrique Matos, que estava foragido após fugir de um Batalhão da Polícia Militar em Belo Horizonte, foi preso neste domingo (19) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele foi localizado através de uma força-tarefa da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Militar de São Paulo e GAECO do Ministério Público.
Contra o militar há dois mandados de prisão preventiva, sendo um na Justiça militar e outro na Justiça comum, por homicídio. De acordo com a PM, a ocorrência será direcionada para a Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo e o sargento recapturado será posteriormente transferido para Minas Gerais, onde voltará a cumprir pena. Ele deve chegar a BH ainda na noite deste domingo
Jorge Henrique Matos estava preso preventivamente no 34º batalhão, em Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, de onde acabou fugindo na noite do dia 10 dezembro. Na ocasião, ele usou uma serrinha para romper a cela e conseguir sair do local.
O sargento é um dos indiciados na Operação Hexagrama, que investiga policiais civis e militares suspeitos de integrarem uma organização criminosa envolvida em diversos crimes na capital e região metropolitana.
Dentre os delitos, estão práticas de corrupção ativa, passiva, exploração ilegal de jogos de azar, homicídio, extorsão, ameaça, lesão corporal, dano ao patrimônio, destruição de cadáver, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo. Os policiais envolvidos tinham papéis definidos dentro da organização, que já chegou a contar com 47 membros.
O Ministério Público denunciou o sargento por um homicídio cometido em 2019. Inclusive, o júri que vai analisar esse caso está marcado para março do próximo ano.