A Defesa Civil de Minas Gerais coordenou, nesta quinta-feira (2/10), uma reunião estratégica com representantes de secretarias de Estado, órgãos autônomos, instituições militares e entidades do terceiro setor para apresentar análises que compõem a versão preliminar do Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso (2025–2031).
O documento inédito consolidará diretrizes, protocolos e responsabilidades para reduzir riscos e ampliar a proteção da população frente aos impactos das chuvas.
Fruto de um processo colaborativo, o plano está sendo construído com a participação de mais de 60 instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em um ciclo que envolveu 18 reuniões técnicas e mais de 75 contribuições qualificadas. Cada órgão contribuiu com diagnósticos e propostas para fortalecer a resposta integrada do estado.
Durante o encontro, representantes da Defesa Civil ressaltaram a importância da governança participativa e da cooperação entre instituições.
“O plano é construído de forma interativa e inclusiva. Ele permite que municípios e órgãos estaduais insiram informações, atualizem programas e facilita que municípios acessem caminhos de financiamento e apoio em situações de emergência. Esse modelo garante mais agilidade e direcionamento nas ações de resposta e, sobretudo, reforça a prevenção”, explicou o tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador estadual adjunto de Defesa Civil.
A reunião também apresentou o cronograma de funcionamento do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Período Chuvoso, responsável por organizar a execução do plano e integrar os esforços das diversas instituições no ciclo 2025/2031.