Perder o controle com a comida é um reflexo das dietas. É um pedido de socorro do seu corpo e da sua mente que não aguentam mais ficar pesando os alimentos e contando castanhas pra comer.
A dieta não respeita sua sensação de fome e muito menos de saciedade. Você precisa comer o que está escrito no papel, mesmo sem sentir fome.
Você come porque está estabelecido para você aquele horário e aquela refeição.
Você perde sua autonomia e, quando se depara com situações onde você precisa "sair" um pouco da dieta, se sente culpada e muitas vezes até desiste de emagrecer.
A verdade é que o ato de comer, para muitos, virou uma angústia. Infelizmente, as pessoas estão sendo ensinadas que comida é lixo, porcaria, que pão engorda, que tem que cortar arroz, feijão, que brigadeiro é veneno, que comer chocolate vai entupir a artéria e até mesmo, que fruta engorda!
Onde vamos parar com isso?
Daqui a pouco o que será "permitido" comer?
Esses conceitos só serviram, até hoje, para aumentar o número de obesos no país e piorar a relação das pessoas com os alimentos, pois a cada tentativa de seguir uma nova dieta restritiva, um novo ciclo de compulsão e exageros alimentares se inicia.
Para mudar isso, primeiro precisamos entender que, quanto mais se proíbe mais se perde o controle, fazendo com que aquele alimento proibido ganhe força e supervalorização na sua vida.
Podemos comer com equilíbrio os alimentos que gostamos, desde que não tenhamos nenhum problema de saúde.